Tiradentes 2017

O feriado de Tiradentes 2017 remete a processos sociais muito importantes. Se você quer saber mais sobre esse personagem da nossa, que nem sempre nos é contada da maneira correta, continue na nossa postagem. Confira tudo sobre a história e o feriado de Tiradentes 2017.

vv6

Tiradentes 2017

Tiradentes 2017 – Um Pouco de História

Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente Tiradentes, é um personagem importante da História do Brasil. Sua luta e dos cidadãos mineiros são sempre relembradas quando se quer falar sobre liberdade e opressão, duas coisas tão latentes na sociedade em que vivemos, principalmente na conjuntura política atual. Por isso, é muito importante lembrarmos o por que do dia 21 de abril no Calendário 2017 ser esse momento de reflexão e memória na vida dos brasileiros.

vv4

Tiradentes viveu no século XVIII e participou da chamada Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira), movimento libertário que tinha como principal pauta transformar o Brasil numa república, tornando a nação independente do governo português. 

Há alguns equívocos na figura de Tiradentes como um mártir da independência no Brasil. Apesar de ter sido transformado, ao longo da história, em herói, por ter sido enforcado em praça pública, Tiradentes ocupava um lugar marginal dentro do movimento, que era liderado, na verdade, pela camada social privilegiada da época, que sofria com as cobranças tarifárias dos portugueses.

vv2

Foi o único do grupo a admitir participação no movimento, por isso, acabou sendo considerado seu grande líder, servindo de “exemplo”, pelo governo português, aos demais. De fato, pelo seu ato de coragem, Tiradentes pode ser sim considerado um líder, devido a sua representatividade.

Tiradentes 2017 – Revivendo a Data

Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792. Desde então, várias movimentos libertários continuaram a acontecer no nosso país, como a Revolta dos Alfaiates (1798) e a Confederação do Equador (1824), todos tentavam livrar o Brasil das garras de Portugal, descentralizando o poder e colocando-o nas mãos das camadas populares.

O caráter assumido por essa data em nosso país reflete-se nos manifestos e encenações dessa passagem da nossa história, seja em material televisivo, seja no teatro, a história de Tiradentes é reinventada para nos lembrar o seu símbolo de luta e resistência política.

vv3

Não podemos esquecer todo o sangue que atravessa as páginas dos livros de História e, também, as nossas vidas, pois somos herdeiros históricos de pessoas como Tiradentes, Zumbi, Dandara, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz Gonzaga. Várias outras ainda existem – e resistem – entre nós, em vários lugares do país, com a mesma coragem e desejo de mudanças sociais que possam nos trazer mais igualdade e justiça social.

Tiradentes 2017 – Calendário

O feriado de Tiradentes 2017 irá cair numa sexta-feira (21 de abril). O estado de Minas Gerais, que carrega na sua bandeira a história de luta desta data é, sem dúvidas, quem mais sente esta data.

E então, curtiram nossa postagem sobre Tiradentes 2017? Deixe seu comentário!

 

Leave a Reply