Sexta-Feira Santa 2017

Os cristão do mundo inteiro irão celebrar a Sexta-Feira Santa 2017. Por que essa data é considerada a mais importante dentro do calendário cristão? O que ela representa? Qual a data da Sexta-Feira Santa 2017? Tudo isso e curiosidades sobre a celebração da data no Brasil você confere conosco!

js

Sexta-Feira Santa 2017 – Um Pouco da História

O Brasil é o maior país católico do mundo! Ou seja, em todo o país é celebrado aquela que é a data mais importante dentro do calendário 2017 católico, celebrado em todos os países católicos. Mas a sexta-feira santa faz parte de uma tríade, um conjunto maior.

js2

Você conhece a história do Tríduo Pascal? Faz parte de toda a celebração pela paixão, morte e ressurreição de Cristo e é composto por três dias que antecedem o Domingo de Páscoa.

As celebrações que ocupam esses três dias (quinta-feira, sexta-feira e sábado) unem-se ao Domingo de Páscoa, formando um todo, o ponto mais importante da vida religiosa dos católicos, onde eles revivem, desde a Antiguidade, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

Quinta-feira

Esse dia marca o fim da Quaresma, que corresponde a um período de quarenta dias, contados a partir da Quarta-feira de Cinzas. Na Quaresma, os católicos devotos dedicam-se à penitência em preparação para a Páscoa.

Na quinta-feira celebra-se a Missa dos Santos Óleos (ou Missa do Crisma), que é quando o oficiante abençoa os óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos.

Entre os ofícios do dia, o de maior simbolismo é o chamado “lava-pés”, no qual o sacerdote lava o pé direito de 12 homens, assemelhando-se ao que Jesus fez a seus discípulos na Última Ceia.

Sexta-feira

A Sexta-feira da Paixão celebra a paixão – que, no caso, aborda o sentido do martírio – e a morte de Cristo. O católico devoto tem como ofício a adoração ao Cristo crucificado – ou Adoração à Cruz -, precedida por leituras da Bíblia e seguida pela comunhão eucarística.

js9

Em várias cidades brasileiras, após a celebração acontece a Procissão do Enterro (conhecida também por Procissão do Senhor Morto), em que tanto populares quanto religiosos percorrem várias ruas ao som de músicas fúnebres.

Sábado

Eis que finalmente chega-se ao fim o ciclo do Tríduo Pascal. Após a Sexta-Feira Santa 2017 há o Sábado Santo, em que celebra-se, entre o pôr-do-sol do sábado e o amanhecer de domingo, a Vigília Pascal. É o ofício mais importante do calendário litúrgico católico, pois celebra a ressurreição de Jesus.

js10

Em algumas cidades brasileiras, nas primeiras horas da manhã do domingo acontece a Procissão do Encontro, na qual duas procissões – uma com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus, e outra com a imagem do Cristo ressuscitado – partem de lugares diferentes e se encontram, quase sempre às portas da igreja matriz.

Sexta-Feira Santa 2017 – Celebrações pelo Brasil

Por reunir o maior número de católicos em um mesmo território nacional, o Brasil recebe, durante a Sexta-Feira Santa 2017, milhares de encenações da história de Jesus Cristo, do seu sofrimento e da sua crucificação.

Um dos lugares que recebe o maior número de turistas na Sexta-Feira Santa 2017 é o município de Brejo da Madre de Deus, localizado no interior do estado de Pernambuco, ou Nova Jerusalém, como é mais conhecida.

Se trata de uma cidade cenográfica na qual cerca de 500 atores interpretam a Paixão, encenando naquele que é simplesmente o maior teatro ao ar livre do mundo.

js7

No interior do Estado de São Paulo, na cidade de Piracicaba, e em Maringá, no Estado do Paraná, também acontecem encenações da Sexta-Feira Santa 2017 semelhantes à de Pernambuco, reunindo centenas de atores e milhares de visitantes.

Sexta-Feira Santa 2017 – Data

Sexta-Feira Santa 2017 vai acontecer no dia 14 de abril de 2017! Com certeza os católicos estão atentos a essa data, mas pra muitos é apenas um feriado.

Então, se você é católico, quem sabe não é hora de planejar alguma viagem e conhecer de perto as encenações da Sexta-feira santa 2017

js4

E então, curtiram nossa postagem sobre Sexta-feira santa 2017? Deixe seu comentário!

Leave a Reply