Páscoa 2017

A celebração mais importante do calendário 2017 católico reúne milhares de fiéis todos os anos, em vários lugares do mundo. A Páscoa 2017 é um momento de recolhimento e fé, além de agradecimentos. Se você está buscando informações sobre a Páscoa 2017, confira nossa postagem!

p1

Páscoa 2017

Páscoa 2017 – História

A Páscoa é uma celebração judaico-cristã que acontece em vários lugares do mundo. Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até a sua ressurreição, quando seu corpo e espírito foram reunificados.

js5

Para os judeus, a Pessach (“passar além”, do hebraico) é a celebração da conquista da liberdade dos escravos judeus no Egito. A libertação coincidiu com o início da primavera, assim fundiram-se numa só festa a renovação da natureza e o renascimento de Israel, como eram chamados os hebreus. É celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

js2

Páscoa 2017 – Celebrações

Os rituais que precedem a Semana Santa iniciam-se 40 dias antes da Páscoa, período conhecido por Quaresma. Nesse período, os cristãos se dedicam à penitência do jejum, para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e também o sofrimento que ele suportou na crucificação.

js9

O início da Semana Santa se dá com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde a estrada era enfeitada com folhas da palmeira. A Sexta-Feira da Paixão é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da celebração da missa da meia noite, na passagem para o Domingo da Ressurreição. No domingo é celebrada a Páscoa – o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos. A missa é celebrada pelo Papa no Vaticano todos os anos.

js4

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Uma das brincadeiras mais tradicionais ainda é a “caça ao ovo”. Por representar o nascimento e a vida, os ovos de chocolate são um dos símbolos da páscoa e costumam ser escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Você vai manter essa tradição na Páscoa 2017?!

p6

Páscoa 2017 – Datas

A Páscoa é considerada uma festa móvel, assim como todas as outras festividades que estão ligadas a essa celebração, como o Carnaval. A Páscoa 2017 terá início após o carnaval, que será no dia 28 de fevereiro. Ou seja, o domingo de Páscoa será celebrado no dia 16 de abril de 2017.

js10

E então, já está preparando sua viagem para conhecer as celebrações da Páscoa 2017? Deixe seu comentário!

 

Leave a Reply