Dia dos Namorados 2017

O Dia dos Namorados 2017 é a época do ano em que o clima de amor e paixão invadem as ruas, as redes sociais, a mídia… Mas você sabe como surgiu a data? Venha conferir conosco algumas curiosidades sobre a comemoração do Dia dos Namorados 2017

ff6

Dia dos Namorados 2017 – Como Surgiu a Data?

Muitas vezes, não fazemos ideia da origem de datas comemorativas, como surgiu, quando, quem instituiu, quais os motivos… tudo isso faz parte daquilo que celebramos nos dias de hoje! Algumas histórias são bastante curiosas, outras têm várias versões, e o Dia dos Namorados 2017 possui as duas coisas.

ff13

A primeira referência a um certo “dia dos namorados” nos faz voltar quase 2 mil anos no tempo. Estamos falando da Antiguidade, mais precisamente da cidade de Roma, onde vivia o bispo Valentim.

Naquela época, era muito importante a formação de um exército e, visando o recrutamento de mais soldados, o imperador romano Claudio II passou a proibir os casamentos, pois acreditava que homens que não tinham família, esposa e nem responsabilidades eram melhores soldados.

ff9

Valentim não aceitou essa imposição e continuou casando as pessoas. Isso fez com que a Igreja Católica o perseguisse e o prendesse. Na prisão, Valentim conheceu a filha do carcereiro, se apaixonou por ela e, antes da sua morte, no ano de 270, ele lhe escreveu aquilo que seria a primeira carta de amor, assinando “from your Valentim” (“do seu Valentim”).

Dois séculos depois, o papa Gelásio I, em 469, fez de Valentim um mártir e a data da sua morte, 14 de fevereiro, passou a ser a véspera das festas lupercais, que são festas anuais celebradas em Roma. 

ff1

O dia 14 de fevereiro foi adotado por países como França e Inglaterra para comemorar o “Valentine’s Day” (dia de São Valentim) como sendo o “Dia dos Namorados” desde o século XVII. Um século depois os EUA também adotaram essa data, assim como a maioria dos países ocidentais.

ff11

Contudo, no Brasil, a origem do Dia dos Namorados 2017 é bem diferente – e bem menos mítica. A criação da data foi puramente comercial. Uma grande empresa percebeu que suas vendas caíam bastante em junho, único mês do ano em que não existia feriados nem datas comemorativas.

Então, contrataram um publicitário que adaptou o “Valentine’s Day” para a realidade brasileira, ou seja: foi escolhido o dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

ff5

Dia dos Namorados 2017 – Comemorações pelo Mundo

No início, a celebração que homenageava São Valentim, na Idade Média, tinha como principal teor a libertação. Eram festas profanas, em que toda a moralidade católica era subvertida.

As mulheres casadas podiam ter relações com outros homens e mulheres com o consentimento do seu companheiro, por exemplo. Essa tradição foi duramente combatida pela Igreja e foi aos poucos desaparecendo.

ff2

Hoje em dia, as comemorações pelo mundo do Dia dos Namorados 2017 com certeza terão em comum a troca de amor, carinho e presentes, mas são bem diferentes entre si e é vivida não somente entre os casais apaixonados, como entre as pessoas em geral.

Nos EUA, há a cultura muito forte do envio de cartões às pessoas que amam, até mesmo entre crianças, professores, amigos… Na Inglaterra, as crianças ganham doces de seus pais enquanto cantam canções. 

No Brasil, o Dia dos Namorados 2017 é um dos dias preferidos do comércio, pois há a cultura forte de se presentear o ser amado como forma de demonstrar o amor. Mas nós lembramos que o real significado dessa data é poder espalhar o amor entre as pessoas e ser grato à presença de algumas delas nas nossas vidas!

Dia dos Namorados 2017 – Data

No Brasil, o Dia dos Namorados 2017 é comemorado no dia 12 de junho, e no próximo ano de essa data cairá numa segunda-feira. E você, já preparou uma surpresa para o seu amor?

Curtiu nossa postagem sobre o Dia dos Namorados 2017? Deixe seu comentário.

Leave a Reply