Dia do Trabalhador 2017

Um dos feriados de maior importância, no Brasil e no mundo, é o Dia do Trabalhador 2017. Entenda conosco como surgiu essa data, o que ela significa e como é celebrada em diferentes lugares do mundo. Venha conferir tudo o que preparamos sobre o Dia do Trabalhador 2017.

a1

Dia do Trabalhador 2017

Dia do Trabalhador 2017 – Como surgiu?

O dia do trabalhador 2017 tem a sua origem numa manifestação, organizada por milhares de operários, na cidade de Chicago (EUA), que lutava contra as condições de trabalho desumanas a que estavam submetidos, a jornadas excessivas (redução de 13s, no dia 1º de maio de 1889. Declarou-se uma greve geral no país, que durou dois dias e foi fortemente repelida pela força policial, matando dezenas de manifestantes.

o3

Em memória aos manifestantes mortos e em defesa dos trabalhadores, a Internacional Socialista (que reúne partidos socialistas, comunistas e trabalhistas no mundo todo) declarou o 1º de maio como dia internacional dos trabalhadores.

o12

Mas, até hoje os EUA não reconhecem essa data como Dia do Trabalhador, e o país só reduziu a jornada de trabalho para 8 horas (pauta reivindicada na greve) em 1890. Já a França reconheceu a data em 1919, também reduzindo a jornada para 8 horas. A Rússia, maior país socialista da época, introduziu a data como feriado no ano de 1920, e depois disso vários outras nações fizeram o mesmo. No brasil, isso aconteceu no ano de 1924. 

Dia do Trabalhador 2017 – No Brasil e no Mundo

No Brasil e no mundo, todos os anos, milhares de pessoas vão as ruas para reivindicar os direitos trabalhistas e lutar por equalizações salarias, jornadas jutas, distribuição de renda, e várias pautas sociais. 

o4

No Brasil, o 1º de maio é o dia mais importante do ano para os trabalhadores sindicalistas, pois é o momento de pôr em pauta várias propostas e de lutar por uma sociedade mais justa. É um momento de reflexão, de tomada de consciência e principalmente de muita luta.

trabalhador

As manifestações ocorrem em todo o país, em que a categoria se une, através das centrais sindicais dos trabalhadores, para tomar as ruas e mostrar aos patrões e dono do capital que a classe trabalhadora está unida e lutando por melhorias sociais, afinal, somos nós quem movimentamos toda a pirâmide econômica.

o9

Alguns confrontos são registrados com conflitos, seja no Brasil ou em outros países, como na Turquia e na Alemanha, com o uso da força policial e da repressão. Mais de 18 mil alemães foram as ruas em 2016, e grupos encapuzados entraram em conflito com os policiais.

o6

Na Turquia, 30 manifestantes foram presos. Já os italianos saíram às ruas com o lema “A solidariedade faz a diferença. Integração, trabalho e desenvolvimento. Respeitemos os direitos de todos. Ninguém está excluído”. 

o7

Dia do Trabalhador 2017 – Data

O próximo Dia do Trabalhador 2017 irá acontecer numa segunda-feira, 1 de maio. É decretado feriado nacional e em todos os lugares há manifestações em prol dessa data. Esperamos que o país enfrente esse cenário político e econômico lado a lado dos trabalhadores, ao invés de continuar negando à classe o que é seu por direito!

016menor

E então, o que acharam da nossa postagem sobre o Dia do Trabalhador 2017? Deixe seu comentário!

Leave a Reply