Dia das Mães 2017

Dia das Mães 2017 é uma das datas comemorativas celebrada com mais entusiasmo no ano. É o dia de estar perto de quem nos deu a vida, da maneira que for, na figura de quem nos mostrou o que é um amor materno. Então, se você quer saber mais sobre como surgiu essa data e conferir as mensagens especiais que preparamos, confira nossa postagem sobre o Dia das Mães 2017.

Dia-das-Mães-2017

Dia das Mães 2017

Dia das Mães 2017 – Da Onde Surgiu?

O Dia das Mães remonta a tempos muito antigos, quando, na Grécia Antiga, já se podia ter representações dessa relação matriarcal. As mais antigas são em oferenda à Rhea, mãe dos Deuses, portanto, de todos os seres.

Ainda na Antiguidade, em Roma, os rituais em homenagem à Cybele, também mãe dos Deuses. É óbvio que ainda não existia o status de “dia das mães”, mas tanto na Antiguidade quanto na Idade Média se tratavam de festas e celebrações em que a figura feminina estava sempre em exaltação, como por exemplo no culto à fertilidade e à maternidade. 

w6

O teor ritualístico e não religioso, até então, foi retomado de maneira cristã pela Igreja Católica e transformado num culto à Maria, mãe de Jesus.

Na Inglaterra do século XVII, esse dia era ofertado aos servos, que viviam longe das suas mães por deverem serviços aos patrões, logo, eram liberados em um domingo para visitarem suas famílias. Mas a parte da história que mais influenciou os países ocidentais a comemorarem o Dia das Mães vem dos Estados Unidos da América.

w1

É a história de Anna Jarvis, que entrou numa tristeza sem fim quando perdeu a sua mãe, em 1905, na cidade de Grafton (EUA), e preocupou bastante suas amigas e familiares.

Anna percebeu o quanto a figura da mãe era essencial na sua vida, e começou a ideia de instituir uma data para que todos nós lembrássemos de cuidar e dar muito amor às figuras matriarcais que temos em nossas vidas.

w3

Depois de escreverem para vários deputados, prefeitos, empresários, etc., Anna e as amigas da Igreja Metódica a qual fazia parte conseguiram que isso fosse oficial no ano de 1914 em todo o território americano.

Pouco tempo depois, vários países ocidentais foram adotando o feriado nos seus calendários oficiais, dedicado a reunir mães e filhos.

w12

 Dia das Mães 2017 – Mensagens Especiais

Desde que o Dia das Mães proposto por Anna Jarvis se espalhou pelo mundo ocidental, a data foi massivamente explorada pelo capitalismo e hoje em dia muitas pessoas esquecem do seu real significado. Não deveria existir apenas um dia no ano para homenagear quem gera a vida na Terra, quem guia, muitas vezes sozinha, a sua manada, como verdadeiras lobas, as mães deveriam receber o mesmo tratamento desta data o ano inteiro! 

w13

Então, para não esquecer de demonstrar o seu amor, nós separamos algumas mensagens para vocês se inspirarem e irem além de apenas presentes. 

Para Sempre (Carlos Drummond de Andrade)

“Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
– mistério profundo –
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.”

w14

MÃE (Mário Quintana)

“MÃE…
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais…
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena-confessam mesmo os ateus-
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!”

“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível.” (Marion C. Garretty)

w7

Dia das Mães 2017 – Data

O Dia das Mães 2017 é celebrado no Brasil e em várias partes do mundo sempre no segundo domingo de maio, que cairá no dia 08 de maio de 2017.

w11

E então, curtiram nossa postagem sobre o Dia das Mães 2017? Deixe seu comentário!

Leave a Reply