Dia da Mulher 2017

O Dia da Mulher 2017 é uma data internacional e tem sua representatividade em vários países. Se você quer saber mais sobre o Dia da Mulher 2017, confira a nossa postagem!

fe3

Dia da Mulher 2017

Dia da Mulher 2017 – Um Pouco de História

A história do Dia Internacional da Mulher tem suas raízes na luta por igualdade, que seguimos persistindo até os dias de hoje. Você sabe como foi originado este dia? Nós separamos uma breve História a respeito.

fe12

No fim do século XX, um movimento proletário liderado por mulheres vinha lutando contra as péssimas condições de trabalho,  jornadas abusivas, absurdas diferenças salariais, além da luta por direitos políticos e ao voto.

 fe11

Se hoje em dia a luta é árdua, imagina naquela época? Em 1910, ocorreu a Segunda Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhagen, onde foi aprovada a ideia da socialista alemã Clara Zetkin em instituir-se um dia internacional da mulher.

fe9

Defende-se que foi escolhido o dia 8 de março por conta das manifestações das mulheres russas que, em 1917, promoveram uma greve de operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial.

fe6

Nos países ocidentais, o 8 de março foi comemorado até meados de 1920, mas por um tempo foi esquecido, até ser retomado pelo movimento feminista por volta dos anos 1960, com a renovação das reivindicações pelo sufrágio feminino e outras demandas do crescente movimento de mulheres.

Dia da Mulher 2017 – Dia internacional de Luta

O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional das Mulheres foi instaurado pelas Nações Unidas como uma data para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. 

fe10

É importante reiterar que o 8 de março não é uma data publicitária ou comercial, como muitos se apropriam, banalizando a data e esquecendo o aspecto de luta e voz que esse dia representa para as mulheres. Nesse dia, não são flores, chocolates ou bilhetes que irão apaziguar toda a opressão, machismo e desigualdade que ainda reina na nossa sociedade patriarcal.

fe47

O Dia Internacional da Mulher é importante porque a mulher ainda é oprimida: quando formos realmente tratadas como iguais, poderemos transformá-lo em uma comemoração.

Dia da Mulher 2017 – Calendário

O Dia da Mulher 2017 cairá numa quarta-feira, dia 8 de março de 2017. É um dia pra botar todas as questões que precisam ser debatidas em pauta. A questão tem tomado cada vez mais importância, tendo em vista a quantidade de produções cinematográficas que debatem o tema, como o sucesso do filme As Sufragistas e Mad Max.

fe1

Além de várias famosas que estão levando para frente a luta das mulheres, como Emma Watson (embaixadora da boa vontade da ONU) e Patricia Arquette (que fez um discurso belíssimo no Oscar por igualdade).

fe14

Quer saber quais são algumas pautas da luta das mulheres no Brasil e em várias partes do mundo? Confira:

  • Repensar a utilização da imagem da mulher nas propagandas publicitárias e lutar pela liberdade do corpo da mulher através de pautas como a descriminalização do aborto no país.
  • Luta contra as cantadas na rua, as agressões físicas e psicológicas (sete a cada dez mulheres sofrerão pelo menos uma agressão física durante a vida, fruto do machismo), o estupro (a cada 5 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil) e os assassinatos cometidos pelos companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

fe435

  • Outra luta é contra a misoginia, aspecto que perpassa pelas posições de inferioridade e degradação que a mulher está submetida (como diferenças salariais, por exemplo) pela simples questão de gênero, pelo simples fato de ser mulher.

fe13

  • A luta pela igualdade nos salários, nas empresas, na política, nos esportes, dentro de casa, na rua, em qualquer lugar, sob qualquer jurisdição: lutamos por igualdade!

fe46

O Dia da Mulher 2017 tem data marcada no calendário, mas nós lembramos que a nossa luta é todo dia! 

Curtiu o que preparamos sobre o Dia da Mulher 2017? Deixe seu comentário!

Leave a Reply