Corpus Christi 2017

A cerimônia religiosa que torna viva e presente a fé, o amor e a partilha que nos ensinou Jesus Cristo tem a sua origem há muitos séculos. Você quer conhecer mais sobre como surgiu o Corpus Christi 2017? Nós separamos a história dessa celebração, além de como ela ocorre nos diferentes lugares do Brasil e do mundo. Confira conosco tudo o que preparamos sobre o Corpus Christi 2017.

cw17

Corpus Christi 2017

Corpus Christi 2017 – Origem 

Corpus Christi, em latim, significa “O Corpo de Cristo”, e para a Igreja Católica é uma das datas mais importantes do ano, pois é a celebração do sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Sua comemoração ocorre 60 dias após a Páscoa, sempre numa quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade.

cw15

A origem dessa celebração nos faz voltar a tempos muito antigos, mais precisamente no século XIII, em 1243, na Bélgica, quando uma freira teria recebido mensagens de Cristo desejando que a Eucaristia fosse celebrada com maior destaque pelos fiés católicos.

Na última ceia, Jesus disse a seus apóstolos que aquele vinho e aquele pão seriam seu corpo e seu sangue. Essa passagem e as visões da freira belga fizeram com que o papa Urbano 4º, em 1264, oficializasse a data no calendário católico.

cw178

Para os fiéis, celebrar o Corpus Christi 2017 é rememorar os passos de Jesus na ceia e torná-lo presente ao relembrar o sacrifício da sua vida.  O seu sentido está na partilha e na celebração do futuro.

Veja o significado dessa celebração na voz do Papa Bento XVI:

“Convida-nos a contemplar o mistério supremo da nossa fé: a Santíssima Eucaristia, presença real do Senhor Jesus Cristo no Sacramento do Altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico, na oração da consagração, ele repete: “Este é o meu corpo (…) este é o meu sangue”. Ele empresta sua voz, as mãos e o coração a Cristo, que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja”.

cw14

Corpus Christi 2017 – Celebrações no Brasil e no Mundo

A celebração do Corpus Christi 2017 irá passar por vários lugares do mundo. Consiste numa missa, numa procissão (que faz alusão à caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida) e adoração ao Santíssimo Sacramento. No Brasil e em muitos outros países se tem a tradição de enfeitar as ruas com enormes tapetes coloridos que formam desenhos simbolizando Cristo, o pão e o cálice.

cw8

Veja as fotos da celebração do Corpus Christi no Brasil:

cw10 brasiliacw12

 

Agora confira conosco as celebrações ao redor do mundo:

Itália

Na cidade de Genzano, próxima a Roma, vários artistas se reúnem para decorar as ruas com os imensos tapetes da tradicional festa Infiorata, que comemora o Corpus Crhisti.

cw1

Espanha

Em Galícia, as ruas de pedras também ganham imensos tapetes e reúnem mais de 120 mil fiéis.

cw2

Inglaterra

Na cidade de Arunel, a festividade é comemorada há mais de 100 anos no corredor central da Arundel Cathedral.

cw7

Panamá

O Corpus Christi é celebrado com danças folclóricas, com a invasão de demônios (pessoas fantasiadas) que encenam a luta entre o Arcanjo Miguel e o Diabo, com direito a coreografias, música e procissões pelas ruas da cidade. 

ccccc

Corpus Christi 2017 – Data

Por ser uma data religiosa e o Estado brasileiro ser laico, ou seja, não possuir religião oficial, o Corpus Christi 2017 não é oficialmente um feriado nacional, e sim um ponto facultativo instituído pelo Governo Federal. Mas, por conta da tradição católica que o Brasil possui, na prática acabou se tornando um feriado.
cw13

A data varia entre os dias 21 de maio e 24 de junho, pois acontece sempre 60 dias após a Páscoa. O Corpus Christi 2017 irá cair no dia 15 de junho, como sempre uma quinta-feira.

E então, curtiram nossa postagem sobre Corpus Christi 2017? Deixe seu comentário!

 

Leave a Reply